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Wanderson de Brites
Há várias maneiras de mensurar o sucesso de um negócio. E quando se trata da provável transformação de um negócio em grandes marcas como Google, Nike e Instagram, há outro fator muito mais importante a ser considerado, o Brand Equity. No artigo a seguir trazemos uma definição detalhada sobre o que é Brand Equity, visando unir seu entendimento sobre o tema com a necessidade de se criar o Brand Equity para seus negócios. Seja bem vindo! Meu nome é Wanderson de Brites e esta é a minha razão de estar aqui: Visando unir seus valores com seu negócio!
O que é
Brand Equity?
Brand Equity representa a importância de se ter uma marca conhecida e amada. Contudo, não podemos confundir o termo com lealdade à marca, ainda que os dois sejam realmente parecidos.
Brand Equity se refere ao valor de um nome reconhecível, enquanto que lealdade à marca se refere a pessoas que se conectam a uma marca, independentemente de qualquer mudança no mercado.
A Wikipedia explica isso como:
"A ideia de que o proprietário de uma marca conhecida possa gerar mais receita simplesmente com o reconhecimento da marca".
A Investopedia acrescenta:
"Brand Equity refere-se a um prêmio de valor que uma empresa gera a partir de um produto com um nome reconhecível, quando comparado a um equivalente genérico".
Simplificando, a ideia que se tem é que as empresas possam ganhar mais dinheiro com seus produtos, se os consumidores acreditarem que são superiores às marcas menos conhecidas, e podem fazer isso sem precisar depender apenas de preços ou promoções. Isso as ajuda a evitar a 'corrida ao fundo' e as eleva acima do status da mercadoria.
Considerado como um ativo em si, um negócio com alto valor de marca será, portanto, mais valioso do que aquele com baixo valor de marca.
Como diz o jornalista americano Stephen B. Shepard:
“Uma grande marca é uma promessa, um pacto com seus clientes sobre qualidade, confiabilidade, inovação e até social. Enquanto ao conceito de marca, isso é intangível, o Brand Equity está longe disso.”
Promessa da Nike:
Trazer inspiração e inovação para todo atleta no mundo! Se você tem um corpo, você é um atleta.
Quais os componentes
do valor da marca?
Brand Equity inclui o cumprimento da promessa da marca com seus clientes, além de manter o bom relacionamento com seu público.
Os componentes do Brand Equity incluem:
- Reconhecimento da marca
O reconhecimento da marca é a extensão em que os clientes são capazes de recordar ou reconhecer uma marca sob diferentes condições. O reconhecimento da marca é uma das duas dimensões do conhecimento da marca, um modelo de memória de rede associativa. O reconhecimento da marca é uma consideração importante no comportamento do consumidor, no gerenciamento de publicidade e no gerenciamento de marca. A capacidade do consumidor de reconhecer ou recuperar uma marca é essencial para a tomada de decisões de compra. A compra não pode prosseguir, a menos que um consumidor tenha conhecimento primeiro de uma categoria de produto e de uma marca nessa categoria. A conscientização não significa necessariamente que o consumidor deve conseguir recuperar um nome de marca específico, mas deve recuperar recursos de distinção suficientes para que a compra prossiga.
- Associação da Marca
Associação de marca é algo que está profundamente enraizado na mente do cliente em relação a marca . A marca deve ser associada a algo positivo, para que os clientes associem sua marca a experiências positivas. Associações de marca são os atributos da marca que vêm à mente dos consumidores quando a marca é mencionada. Está relacionado aos significados implícitos e explícitos que um consumidor relaciona e associa a um nome de marca específico. A associação da marca também pode ser definida como o grau em que um produto ou serviço específico é reconhecido dentro de sua classe e categoria de produto ou serviço. Ao escolher um nome de marca, é essencial que o nome escolhido reforce um atributo importante ou associação de benefícios que forma seu posicionamento pretendido.
- Experiência da marca
A experiência da marca pode ser difícil de definir, mas incrivelmente fácil de identificar, pois abrange muitas atividades que uma marca pode realizar. A experiência da marca influencia como os clientes se sentem em relação a uma marca através de um encontro simples, mas significativo. A experiência da marca cria a conscientização do consumidor e geralmente cria clientes fiéis à marca. O objetivo final é obter emoções e sentimentos positivos dos consumidores em relação a uma marca específica. Isso significa que os consumidores são diretamente influenciados por todos os tipos de experiências diferentes que eles têm com marcas diferentes. Sabendo disso, é lógico que as marcas devem trabalhar para criar melhores experiências para os clientes.
- Qualidade percebida
O cumprimento da promessa da marca é a chave para um forte valor da marca. Qualidade percebida pode ser definida como a percepção do cliente sobre a qualidade geral ou superioridade de um produto ou serviço em relação ao objetivo pretendido, em relação a alternativas. Qualidade percebida é um sentimento geral intangível sobre uma marca. No entanto, geralmente será baseado em dimensões subjacentes, que incluem características dos produtos aos quais a marca está ligada, como confiabilidade e desempenho.
- Fidelidade à marca
Lealdade à marca é a preferência que um cliente tem pela marca em relação a produtos similares no mercado. Isso resulta em vendas recorrentes e é a melhor maneira de divulgar o boca a boca. A verdadeira lealdade à marca ocorre quando os consumidores estão dispostos a pagar preços mais altos por uma determinada marca refletindo assim sua dedicação a ela, ou sua avaliação positiva a mesma. Dessa forma, a lealdade à marca possibilitará prever os resultados de desempenho da marca.
- Preferência de marca
Um dos indicadores da força de uma marca no coração e na mente dos clientes, é a preferência da marca, ela representa quais marcas são preferidas sob premissas de igualdade de preço e disponibilidade. Esse é outro componente do valor da marca e pode cobrar adicionalmente pelo mesmo produto. No entanto, isso exige que as organizações garantam que os clientes tenham boas experiências e associações com a marca.
Por que o valor da
marca é importante?
Quer você simplesmente deseje vender mais produtos, a preços mais altos ou pretenda atrair investidores, o valor da marca é importante. Ele ainda desempenha um papel na qualidade dos funcionários que você poderá garantir para sua empresa.
Aqui estão três principais benefícios de um ótimo valor de marca:
1. Aumento de vendas
O objetivo de uma marca é dar ao consumidor algo em que ele possa confiar, como um selo de qualidade, a concretização de uma promessa, ou uma declaração de valores e ideais que um consumidor pode alinhar com o seu. Esses valores são importantes para a maioria dos consumidores. Se sua marca possui um valor positivo, é mais provável que as pessoas gastem mais dinheiro na compra desses produtos. Isso resulta em margens de lucro mais altas. Pode custar às empresas o mesmo valor que os concorrentes para fabricar um produto. No entanto, os consumidores estão dispostos a pagar pelo nome da marca. Por exemplo, um par de sapatos de grife, e não um de uma determinada marca menos conhecida ou genérica. A construção do valor da marca é fundamental para reduzir o ruído e garantir esse costume repetitivo importantíssimo, e também para o desenvolvimento futuro dos negócios e a capacidade de permanecer à frente dos novos participantes no mercado. O risco ao introduzir um novo produto é drasticamente reduzido para empresas com uma marca reconhecível (embora o sucesso nunca seja garantido). Uma marca estabelecida também está em vantagem quando se trata de distribuição, é mais provável que você seja abastecido se sua marca estiver em demanda, levando as vendas num nível ainda mais alto.
2. Maiores lucros
Os consumidores estão dispostos a pagar mais pelas marcas de que gostam, assim você só precisa passear por qualquer supermercado para ver a diferença de preço entre produtos de marca e genéricos. Por exemplo, os tomates picados italianos da Tesco custam 35p por 400g, enquanto os tomates picados do mesmo tamanho de Napolina custam 95p - isso é 171% mais! Na batalha pelo valor da marca, é quem ousa ganhar. Em 2016, os gigantes da FMCG Proctor & Gamble, Unilever e Mondelez se concentraram em seus esforços de construção de marca e ficaram longe de promoções em uma tentativa de melhorar as margens de lucro. Também existe um grande foco na construção do valor da marca entre as marcas de consumidores on-line, tudo isso com o objetivo de se diferenciar. Pesquisas mostram que o Brand Equity desempenha um papel fundamental na estrutura de preços das empresas, sendo capazes de cobrar um prêmio por produtos, mesmo quando a superioridade física sobre os concorrentes não pode ser demonstrada. Assim, a capacidade de cobrar mais resultados em margens de lucros mais altos são obtidos, pois, o Brand Equity é o mais importante indicador de força e desempenho da empresa, especificamente nos mercados públicos. Logo, destacamos aqui as 5 principais marcas mais valiosas do mundo em 2019 que foram Amazon, Apple, Google, Microsoft e Visa, todas com uma grande quantidade de Brand Equity em seus respectivos Marketplace em todo mundo.
3. Mais influência
Assim como uma boa aparência, segundo as pessoas, oferece vantagens na vida, as marcas também experimentam vantagens por terem altos níveis de Brand Equity. Essencialmente, fica muito mais fácil abrir caminhos quando se trata de fazer parcerias estratégicas, as empresas estão naturalmente mais dispostas a se unir a aliados influentes. Por sua vez, essas colaborações resultam em um valor ainda mais aprimorado para os parceiros, sendo uma vantagem para todos! Além disso, estudos mostram que empresas com altos níveis de Brand Equity acham mais fácil recrutar talentos. Isso ocorre porque os candidatos a emprego usam a percepção da reputação como um sinal sobre os atributos do trabalho, e a reputação afeta o orgulho que os indivíduos esperam dos membros da organização. Além disso, eles sabem que trabalhar para uma marca bem conhecida e respeitada os ajudará na busca pelo próximo cargo. Os indivíduos até aceitam salários mais baixos para ingressar em empresas com reputação positiva.
Conclusão
Com o aumento dos consumidores cada vez mais conectados e “antenados" no mundo digital, o Brand Equity continua forte e mais importante do que nunca. A conquista de fãs online e offline afeta ativamente seus resultados, de acordo com Thomson Reuters e Interbrand, 75% do valor médio de uma empresa é intangível (três décadas atrás, ele consistia em 95% de ativos tangíveis ). Isso significa que, se você não tiver reconhecimento de marca entre os consumidores, e não tiver clientes dispostos a recomendar você, sua empresa não poderá maximizar seu valor.
Tomar medidas para construir o valor da marca e avaliar consistentemente seu progresso aumentará as vendas e o prestígio, e ambos são necessários para se tornar realmente bem-sucedido e permanecer como líder em um mercado que se inova a todo momento.
Como medir o
valor da sua marca?
1. Consciência da marca
O conhecimento do cliente sobre seus produtos e serviços é uma parte importante do Brand Equity. Melhor ainda do que os clientes que te conhecem, são os clientes que não conseguem evitar de pensar em sua marca. Um indicador importante da conscientização do consumidor sobre sua empresa é o "compartilhamento de conversação" ou o tempo que sua marca aparece nas conversas diárias sobre os produtos e serviços que você oferece. A avaliação do conhecimento da marca entre seus clientes-alvo pode assumir várias formas. Algumas metodologias usadas para entender como seus clientes ideais estão cientes incluem:
- Pesquisas e grupos focais
- Tráfego na Web
- Volume de pesquisa para sua marca e produtos
- Menções e críticas sociais
2. Métricas de preferência
A preferência do consumidor é um fator poderoso nas decisões diárias de compra; é a razão pela qual um cliente decidi viajar para mais longe e gastar mais dinheiro para adquirir um produto ou serviço que realmente o interessa. Aspectos da preferência do cliente que podem ser medidos por meio de grupos focais, dados de vendas e pesquisas podem incluir:
- Relevância da marca:
É a medida em que seus clientes concordam que sua marca fornece um valor único e específico que não é oferecido pelos seus concorrentes.
- Acessibilidade:
A capacidade de fornecer ao seu mercado alvo seus produtos ou serviços.
- Conexão emocional:
Sua força na formação de conexões emocionais com os clientes, um fator chave na lealdade.
- Valor da marca:
Uma medida de quanto seus clientes estão dispostos a pagar por seus produtos e serviços.
3. Métricas Financeiras
As métricas financeiras em torno do Brand Equity estão diretamente ligadas ao desempenho das vendas. Se esses indicadores, relacionados ao valor financeiro da sua marca, estiverem aumentando, é provável que sua receita esteja se movendo na mesma direção. As maneiras de medir o Brand Equity através de aspectos financeiros relacionados incluem:
- Prêmio de preço sobre competição
- Valor médio da transação
- Valor da vida útil do cliente
- Taxa de crescimento sustentado
4. Métricas de Saída
E se sua marca estiver investindo tempo e dinheiro na construção do Brand Equity e você não encontrar resultados? A saída seria mensurar a atividade de marketing, que mede os ativos de marketing que são liberados para o público. Essa alternativa analisa a frequência com que os materiais de marketing são liberados e o tipo de ativo liberado no mercado. A produção também pode ser medida através do impacto de suas ofertas criadas pela marca nos mercados locais. A atividade local afeta o Brand Equity, se os ativos não estão sendo utilizados pelo proprietário de uma loja local, como poderão influenciar nas vendas? Da mesma forma, resultados de baixa qualidade, como uma oferta de mala direta editada de forma amadora por um franqueado local, podem ter um sério impacto negativo no valor da sua marca. Aqui vão três maneiras de determinar como seus ativos locais estão se traduzindo em produção na perspectiva dos profissionais de marketing:
- Campanha de marketing local e utilização de ativos
- Vendas de produtos promovidos
- Adoção pelo cliente de programas de fidelidade
5. Métricas de percepção do profissional de marketing local
Para as equipes de gerenciamento de marcas distribuídas, é importante pensar em seus profissionais de marketing locais como clientes. Todos os seus representantes locais têm influência sobre as métricas de valor da sua marca; a publicidade local e a experiência do cliente na loja moldam a conscientização, a preferência e os hábitos financeiros. Esses fatores influenciam o sucesso e as experiências locais dos clientes, pois, um revendedor que não prefere sua marca tem menos chances de ter sucesso vendendo seus produtos a um cliente. Um franqueado que não tem uma conexão instintiva com sua marca pode usar seus ativos de marketing de maneira inadequada. Seus pontos de venda locais são diretamente responsáveis pela maneira como seus clientes experimentam a marca. Ao monitorar o sentimento dos profissionais de marketing locais, é possível entender melhor se o valor da marca está aumentando ou diminuindo e melhorar a qualidade do seu suporte aos locais. As formas de medir a percepção local da sua marca incluem:
- Pesquisas
- Grupos de foco
- Taxas de adoção de software
- Taxas de implantação da campanha
6. Métricas Competitivas
O Brand Equity de seus concorrentes influencia diretamente as tendências de Brand Equity da sua empresa. Se a concorrência dobrar e lançar uma campanha anunciando um ajuste de preço, a preferência do cliente poderá diminuir por motivos que não têm nada a ver com o trabalho que você está realizando, mas sim por uma campanha que a marca concorrente estiver lançando. As métricas competitivas podem revelar áreas em que sua concorrência não está agregando valor aos clientes, como produtos ausentes, experiências ruins do cliente ou preços. Também podem revelar táticas e campanhas que podem repercutir na sua base de consumidores.
- Taxa de aquisição de clientes
- Quota de mercado
- Aumento de vendas
- ROI dos canais de distribuição
Como criar
Brand Equity?
Construa o valor da sua marca ... para aumentar o Brand Equity
O que você está fazendo atualmente para aumentar o Brand Equity da sua marca? O valor da sua marca deve estar em desenvolvimento contínuo, com o objetivo de aumentá-lo de mês em mês. Logo abaixo quero deixar dicas que eu sempre compartilho com meus seguidores, para que eles possam criar as marcas que desejam ver no mundo. A construção do valor da sua marca é fundamental para reduzir o ruído existente, e garantir um ambiente familiar consecutivo que é extremamente importante para sua marca, mas também para o desenvolvimento futuro dos negócios e a capacidade de permanecer à frente dos novos player’s no mercado.
1. Seja a resposta.
Um copo de água é sempre necessário para a hidratação. Mas quanto mais valioso seria esse copo de água se você estivesse preso no deserto? Seja aquele copo de água no deserto. Ofereça algo que ninguém mais está dando aos seus clientes ideais, seja algo que eles precisam há tanto tempo que estão praticamente salivando por isso. Trata-se de encontrar uma lacuna no mercado que ninguém mais está tentando preencher ou que ninguém mais está preenchendo efetivamente. Quanto maior a necessidade, maior será o valor percebido da sua marca quando você atender a essa necessidade.
2. Aumente a receita recorrente.
O dinheiro que sua marca já ganhou (em vendas únicas) não é tão importante quanto espera ganhar, em receita recorrente verificável (como assinaturas) por exemplo. Qualquer comprador em potencial quer saber quanto ele espera ganhar sem mudar nada, e por isso, eu sempre recomendo que toda marca desenvolva um plano para gerar renda mensal.
3. Sempre se esforce para surpreender.
Os consumidores gostam de se surpreender e por isso amam o suspense, desde que saibam que podem contar com a missão constante e o valor cada vez maior da sua marca. Isso significa que sua marca deve sempre inovar; sempre apresentar novas maneiras de demonstrar seus valores corporativos a seus clientes ideais. Eles quantificarão o entretenimento e a expectativa que o seu negócio oferece e contarão com a avaliação mental da sua marca. Lembre-se: um cliente entediado é um cliente “de mão beijada” para a concorrência.
4. Dê orientações gratuitas regularmente.
Os consumidores não apenas avaliam quanto estão recebendo pelo seu dinheiro; eles também atribuem valor a um nome de marca de acordo com o quanto que recebem por não fazer ou pagar nada. Quanta informação relevante está contida no seu blog? Você oferece ajuda as pessoas através de suas páginas de mídia social ? Quão valoroso é o conteúdo que você oferece nas feiras em que faz apresentações? Isso é crucial para fechar vendas futuras, e, também é essencial para construir e provar o valor da sua marca.
5. Envolva-os.
A melhor maneira de manter seu público envolvido é demonstrar a eles que você sabe o que eles mais gostam e desejam. Isso estabelecerá relações que os inspirem a permanecerem ativos à sua marca, e a falarem sobre o quanto é valioso para eles, e, por padrão, aumentará o valor integral da sua marca.
6. Adote uma causa.
Entretanto, isso não pode ser apenas uma causa. Deve ser algo que esteja alinhado com sua missão, visão e os valores da sua marca. Deve ser algo que seu cliente ideal admire e deseje oferecer suporte. E isso deve ser algo que você acredita que, quando comercializado junto à sua marca, contribuirá para aumentar a reputação e o prestígio da marca.
7. Reconheça-os.
Se você deseja que os consumidores reconheçam sua marca como valiosa, você deve reconhecê-los. Cite seus problemas de maneira empática. Reconheça seus esforços para melhorar suas vidas. Recompense-os por fazerem as coisas que farão as maiores diferenças. As pessoas encontram valor significativo em elogios. Faça isso por eles e à eles, por sua vez, contribuirão de maneira saudável para o valor da sua marca.
8. Faça primeiro.
O que nenhuma outra marca fez ainda? Do que as outras empresas têm medo? Como sua marca pode quebrar o padrão? Os consumidores atribuirão valor extra às marcas que são corajosas e que se esforçam para ser ou fazer algo diferente do resto. E te digo! Isso é muito forte, e, na verdade, é apenas o começo do que é possível enquanto se trabalha para criar Brand Equity. À medida que avança, comprometa-se a conhecer seu público e fazer as coisas que possam tornar sua marca mais valiosa para seus membros. Eles são os que mais importam. Porque, na realidade, são eles que confirmam os números e fornecem o feedback necessário para posicionar corretamente sua marca no mercado, onde ela pode crescer em patrimônio.